top of page

HISTÓRIA

Um quadro contra a fome

WhatsApp Image 2018-08-31 at 5.43.50 PM.

O artista plástico e mosaicista Javier Guerrero, equatoriano que há trinta anos vive em Curitiba, apresentou na Vigília Lula Livre o mosaico feito ainda em 2003 chamado "Brasil contra a Fome", no contexto do lançamento do programa Fome Zero e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que buscava erradicar a fome no país durante o Primeiro mandato de Lula.

O quadro foi doado, à época, para a Caixa Cultural. Quinze anos depois, foi encontrado por dois diretores do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, em uma espécie de antiquário em Curitiba.

WhatsApp Image 2018-08-31 at 5.43.42 PM.
fome antes.jpg

 Agora, o trabalho foi refeito, como forma de homenagem a Lula, neste momento em que o Brasil corre o risco de voltar ao mapa da fome da ONU. Ao lado disso, a obra homenageia os sete militantes que, por 26 dias, fizeram greve de fome por Justiça diante do Supremo Tribunal Federal: Vilmar Pacífico, Frei Sérgio Görgen, Rafaela Alves, Luiz Gonzaga, Jaime Amorim, Zonália Santos, Leonardo Soares. "Esse quadro representa o Brasil, com a sua diversidade, e com homenagem a Zumbi dos Palmares'', explica Guerrero. 

Reproduzido da reportagem de  Pedro Carrano  para o Jornal "Brasil de Fato" 

30 agosto a 5 de setembro de 2018.

bottom of page